Qual o peso do seu carro? Qual o peso do seu carro?

O peso do seu carro

Uma calculadora que revela o quanto um carro pode ser pesado para você.

Cliente Uber Campanha Digital Dirigir no Brasil não é tarefa das mais transquilas. O tráfego pesado, agravado pela precariedade do transporte público, e os altos custos de manutenção de um veículo fazem com que o sonho do carro próprio muitas vezes se torne um pesadelo. Uma pesquisa do Ibope mostrou que um morador da capital paulista que usa o carro com frequência, por exemplo, fica em média 3 Horas e 9 minutos por dia no trânsito.

Isso significa gastar mais de 47 dias por ano dirigindo, ou seja, sob o estresse do trânsito, sem poder realizar outras atividades, como ler, ouvir música ou mesmo se comunicar com outras pessoas.

Diante desse cenário, que aflige milhares de brasileiros, tivemos como desafios:

  Comprovar os inconvenientes causados pelo uso diário do veículo particular.

  Mostrar como a vida pode ser mais leve ao deixar o carro em casa e usar a Uber para os deslocamentos cotidianos, mesmos os de longa distância.

  Modificar o hábito de pessoas que usavam o aplicativo apenas esporadicamente, bem como colaborar com insights para o usuário que quer comprar o tão sonhado carro próprio.

Como convencer as pessoas de que o tão "indispensável" automóvel particular, muitas vezes sinônimo de status, poderia significar um grande peso em suas vidas?

A solução encontrada foi uma calculadora digital que comprovasse o ônus mental e financeiro causado pelu uso do carro no dia a dia.

A partir de informações pessoais dos usuários, o cálculo leva em conta variáveis como o valor do veículo, a distância percorrida diariamente, os gastos com manutenção, seguro, IPVA e combustível, além de aspectos emocionais, como o estresse causado pelo trânsito, o pavor de um engarrafamento e a preocupação de encontrar um local para estacionar.

Quem achou que estava dirigindo um carro, na verdade, pôde descobrir que estava guiando uma âncora, uma bigorna e até uma baleia, tamanho era o peso que um veículo representava em sua vida.

A linguagem descontraída, a inovação que representou o dispositivo e a surpresa com os resultados garantiram grande número de acessos à calculadora, que se popularizou rapidamente.

Assim, a solução que apresentamos para atender a demanda da empresa no Distrito Federal acabou sendo expandida para todo o Brasil.

Para estimular ainda mais o uso da calculadora, foram realizadas ações de marketing nas ruas de diversas cidades, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Instalamos infláveis enormes, no formato de bigorna e âncora.

Uma promoção também foi lançada: quem finalizasse o teste no dispositivo concorreria ao prêmio de um ano de Uber grátis, com R$ 14,6 mil de crédito a ser usado em qualquer cidade do Brasil.

"Campanha da Uber quer mostrar o quanto o carro 'pesa' na vida." "Uber lança ação 'O peso do seu carro.'" "Uber lança calculadora virtual que estima gastos de carro particular"
Impressões offline
890 MM
Impressões online
310 MM
Views nos filmes da campanha
40 MM
Impressões com influenciadores
5 MM

App Amamenta

Cliente: SESDF SAIBA MAIS

Cardio

Cliente: Hospital Santa Lúcia SAIBA MAIS

Empreendedorismo é poder

Cliente: SEBRAE NACIONAL SAIBA MAIS

Feitos de Valores

Cliente: Sicoob SAIBA MAIS