Jobs

 O futuro já está batendo à porta

Empreendedorismo, tecnologia e inovação, o Silicon Valley Conference mostrou como a vanguarda do mundo está lidando com esses temas.

Por Bruno Ladeira, CEO da Moringa Digital

Tive a oportunidade de participar do Silicon Valley Conference, em São Paulo. O evento, organizado pela Startse, tem como objetivo mostrar ideias que estão na vanguarda da inovação mundial. Para minha grata surpresa, me senti atualizado em relação aos conteúdos apresentados pelos palestrantes e saí de lá bastante empolgado com o que foi apresentado.

É inimaginável o que poderemos vivenciar nos próximos anos por conta da tecnologia. Conhecer os projetos “moon shots”, do Google X, que já estão em teste ou sendo prototipados, dá aquele frio na barriga, em razão da grandiosidade que ainda está por vir. Robôs, inteligência artificial, carros autônomos, energia limpa, big data etc., são muitos projetos incríveis que estão na iminência de sair do forno.

E como não poderia ser diferente, o próprio nome da conferência deu um spoiler de qual seria a abordagem do evento. Toda a temática foi voltada para o que é feito no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e eu, que nunca estive por lá, passei a entender com clareza o que aquela região anda disseminando para o resto do mundo.

Eles cultivam e exportam o Mindset, o modo de pensar de quem empreende e quer mudar o mundo com as infinitas possibilidades disruptivas, sempre contando com o auxílio das tecnologias que vêm sendo criadas nos últimos 20 a 30 anos (talvez até bem menos que isso).

Trazendo isso para o mundo real. Quando o assunto se relaciona à tecnologia para ofertar um produto ou serviço de forma inusitada, os desafios são gigantes, e o fato é que ninguém consegue superá-los se não apostar em uma coisa: a colaboração. Eu, que viajo bastante a trabalho e utilizo espaços de coworking por aí, consegui entender de onde isso tudo vem.

É extremante gratificante ter a possibilidade de, em um mesmo espaço de trabalho, haver alguém que possa dar um help em um assunto que você não está conseguindo resolver. Fazer parte de um ecossistema com a mesma “pegada” que a sua traz benefícios para o desenvolvimento de qualquer empresa.

Voltando para o evento. Depois de todo o banho de novidades, acho importante destacar algo que já é realidade e que prova que o mundo dos negócios está se transformando. O nosso comportamento como consumidores de bens e serviços está mudando drasticamente.

Grandes empresas, ou até mesmo startups de tecnologia, precisam aprender como atuar em função desse novo comportamento de consumo. Uma grande empresa não pode mais negar uma potencial vulnerabilidade e descartabilidade diante de tantas mudanças e do novo modo de agir dos consumidores.

Uma amostra dessa mudança é que já não precisamos ir até uma loja para conhecer mais sobre um produto ou serviço. Outra prova disso é que não precisamos ligar para um amigo para conhecer a opinião dele sobre algo, e mais, a opinião dele se tornou mais importante do que qualquer anúncio que vemos por aí.

Para concluir, é incrível saber que quase todos os 1,2 mil presentes na conferência só precisaram do acesso a informações por meio da internet para conhecer o evento e serem convencidos a fazer a inscrição e participar desse momento.

E você, também acredita que o comportamento do consumidor está mudando?

Conteúdos relacionados

 
Um hotsite que informa e presta serviço à população

Um hotsite que informa e presta serviço à população

 
Moringa é prata em Inovação no Prêmio Colunistas 2017

Moringa é prata em Inovação no Prêmio Colunistas 2017

 
Desenvolvemos e lançamos o Portal da Mineração do IBRAM

Desenvolvemos e lançamos o Portal da Mineração do IBRAM