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 Como descobrir tendências e fazer uma comunicação que fale com seu público

Neste texto você vai descobrir a importância de conhecer as tendências para criar uma comunicação que converse com seu cliente.

 Criar uma comunicação que consiga estabelecer uma relação entre uma marca e os clientes pode parecer tarefa fácil, mas não é bem assim. Quando você acessa uma página no Facebook e gosta dos conteúdos dela, isso quer dizer que quem criou as peças conseguiu entrar na sua cabeça e estabelecer uma conexão com você.

Mas calma! As agências não estão fazendo experiências psíquicas nem monitorando você 24 horas por dia, muito menos conferindo tudo o que você faz a todo momento. Quem faz comunicação está de olho nas tendências que estão em alta e isso, muitas vezes, acaba atingindo você.

Para descobrir o que está agradando o público, as agências pesquisam, analisam e acabam encontrando vários tipos de tendência. Para ficar mais claro, podemos usar como exemplo luvas. Existem luvas brancas, de criança, de boxe, entre muitas outras. Aí o papel das agências é ver qual luva é melhor para conversar com o público de cada cliente.

Só para você saber mais, a área responsável por esse trabalho nas agências é a de planejamento, que é a que cria as estratégias da comunicação que será feita.

As tendências podem ser difíceis de encontrar, por isso separamos alguns sites onde um comunicador pode pesquisar e encontrar uma ideia nova para a comunicação de uma marca.


Música
A música é um bom termômetro para saber de tendências e o que vai dar onda nas maiores paradas musicais. Se uma marca conseguir descobrir o tipo de som com que o seu público se identifica, é bem mais fácil acertar na hora de fazer um vídeo e criar uma trilha sonora, por exemplo.

Para facilitar esse trabalho de pesquisa, o gigante do streaming Spotify libera todo ano uma lista de músicas mais ouvidas no mundo e em cada região. Então a gente, que está aqui no Brasil, consegue saber que tipo de música é a mais escutada em algumas cidades do nosso país. Além disso, a empresa sueca (sim, o Spotify é da Suécia) libera um mapa para você conferir o que é mais escutado em várias cidades.

Cinema, séries e TV
Esse power trio audiovisual é responsável por muitas das tendências que vemos por aí, ou você nunca ouviu alguém falando que você tinha que ver uma série ou um filme? A força desses elementos consegue criar todo um universo de referências, que pode ser explorado na comunicação.

Desses três, a TV pode ser o elo que está mais enfraquecido, mas ela ainda é fonte de muito material bom e muito assistida. Segundo a “Pesquisa Brasileira de Mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”, a televisão é considerada o principal meio de informação por 63% da população. Então o que passa pela telinha ainda tem força na comunicação, seja ela online ou off-line.

Notícias

Saber o que está acontecendo no país e no mundo é essencial para qualquer comunicador. Estar bem informado sobre os assuntos que estão acontecendo na política, na economia e na sociedade podem geram insights valiosos. Ficar antenado pode mostrar a você oportunidades que sua marca pode aproveitar.

Esses são alguns jeitos de saber de tendências. Com elas você tem referências para poder criar uma comunicação que converse com seus clientes e gere valor para eles. Então é preciso muita atenção e fazer muita pesquisa para saber o que os clientes estão pensando.

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